Crianças e adultos aprendem novas técnicas de reciclagem


Aprender a reutilizar material reciclável para confecção de objetos de decoração. Esta foi a atividade desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) com crianças assistidas pelo Programa Aprender Brincando, desenvolvido no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Juiz Walter Ribeiro Costa Junior, localizado no bairro do Aviário.
Durante a oficina de reciclados, ministrada por técnicos do Departamento de Educação Ambiental da Semmam, os jovens transformaram jornais, papeis e revistas em porta retratos. De acordo com a coordenadora Andrea Rios Cerqueira, as oficinas proporcionam o aprendizado de diversas técnicas de reciclagem.  
“Devido à carência e vulnerabilidade dessas crianças, todo projeto é apoiado pela comunidade. Esta é uma iniciativa muito importante, que proporciona a ampliação de horizontes. Contamos, ainda, com a participação de mães e familiares das crianças. Consideramos esta interação fundamental”, avalia.
Para Patrícia Alves, técnica de referência do CRAS, atividades deste porte fazem a diferença na vida dos alunos. “As aulas sócio-educativas abrangem temas ligados à juventude como drogas, sexo, saúde e meio ambiente. Além disso, oferecemos aulas de orientação profissional”, pontua.
Cerca de 280 crianças e adolescentes, com idade entre 04 e 17 anos, frequentam as oficinas entre aulas de violão, flauta, balé e percussão oferecidas no Cras. Também são disponibilizadas oficinas de artesanato e customização para adultos.
Secom

Comentários