Guarda Municipal capacitada no enfrentamento do crack

A Guarda Municipal de Feira de Santana passa a atuar também nas ações de enfrentamento ao crack, em parceria com a Polícia Militar. Cerca de 20 prepostos da instituição foram capacitados pelo programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, e já entram em ação para identificar e convencer as vítimas da droga a buscarem tratamento.

O curso, com duração de um mês, foi concluído na manhã desta sexta-feira, 20, durante solenidade no Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM). Foi ministrado por instrutores da Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mauro Moraes, destacou a dimensão do pque representa o crack. Ressaltou que a droga é um fenômeno social, de saúde e de educação que se tornou uma epidemia. “Com o curso, os guardas e policiais militares aprenderam a lidar com pessoas em estado de degradação extrema”, frisou.

O coronel Adelmário Evangelista Xavier, comandante da Regional Leste da Polícia Militar, lamentou os resultados de pesquisa que revelam o avanço do crack no Brasil, notadamente na região Nordeste. Entretanto, observou que 80% dos usuários querem deixar as drogas.

O deputado estadual José Neto observou a importância do curso, sobretudo por estar unindo na mesma mesa representantes do Governo Municipal e do Governo do Estado na defesa da sociedade.

Orador da turma, o sargento PM Pascoal de Oliveira Silva observou que o curso proporcionou um novo conhecimento. E alertou que a responsabilidade social não é somente dos policiais e guardas municipais, mas de todos da sociedade.
www.rotadainformacao.com.br

Comentários