Homens mais preocupados com a saúde

Um discreto incômodo na região da próstata motivou o aposentado Valério da Cruz, 61 anos, a procurar atendimento médico. Na manhã desta segunda-feira, 4, ele foi ao Ambulatório do Hospital Dom Pedro de Alcântara.  
 
O aposentado confessa que não segue uma rotina de consultas médicas. Comenta que não é por vergonha, mas por desleixo, mesmo. “A gente acha que não vai ficar doente”. É aquele pensamento de que as coisas, inclusive doenças, apenas acontecem com os outros.
 
No local, homens com mais de 50 anos, estão sendo cadastrados para consulta com urologista. Os atendimentos começaram no dia 30 e já foram cadastrados cerca 150 pessoas, até a manhã desta segunda-feira, 4. É o “Novembro Azul”, mês dedicado à saúde masculina, promovido pela Secretaria de Saúde.
 
Após o cadastro e coleta de sangue para exames laboratoriais – hemograma, uréia, creatinina e PSA Total, que pode detectar a doença - os homens já saem com o retorno agendado para consultas com o urologista. O médico vai avaliar o paciente e analisar os exames, caso tenha necessidade de biópsia, ultrassonografia ou cirurgias, os procedimentos serão assegurados.
 
Foram disponibilizadas 1.500 consultas com urologista no ambulatório do HDPA. O hospital é referência no município para cirurgias da próstata. “Estamos surpresos com a demanda. Isso mostra que os homens deixaram a timidez de lado e estão mais preocupados com a saúde”, afirma a enfermeira Anamilly Morais. Os cadastros prosseguem até o dia 14.
  
O Ambulatório do HDPA fica na rua Geminiano Costa, próximo ao Mercado Deus é Pai, em horário de atendimento. Nesse caso não é necessário marcar horário para ser atendido. O paciente recebe uma ficha e aguarda a hora da consulta. (Renata Leite)

Comentários