Licença pecúnia será paga em novembro


A licença pecúnia dos professores da rede municipal de ensino será paga integralmente junto com o salário de novembro. A informação foi dada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho na manhã desta quinta-feira, 7, no Paço Municipal Maria Quitéria. O pagamento resultará no incremento de R$ 3 milhões na folha do município este mês.
Serão beneficiados com o abono pecúnio, também denominado de licença pecúnia, os docentes que deram entrada na licença-prêmio. O prefeito explicou que a definição para pagamento em parcela única ocorreu após levantamentos feitos pelas secretarias de Administração e da Fazenda.  
“No último Simpósio, em alusão ao Dia do Professor, muitos me questionaram quanto ao pagamento da licença pecúnia. Na oportunidade falei que seria paga ainda este ano, mas faltava definir se seria integral ou em três parcelas. Fizemos os levantamentos e felizmente vamos poder pagar de uma única vez”, observou José Ronaldo.
A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, ressalta que o pagamento da licença pecúnia representa a valorização categoria e também uma alternativa para a manutenção d padrão de qualidade do ensino. “Pagando o benefício, a gente evita o afastamento dos docentes e conseqüentemente não se faz necessário a contratação de estagiários ou substitutos”, explicou.
Jayana destacou ainda os benefícios que têm sido garantidos aos docentes da rede municipal. “Frequentemente estamos publicando mudanças de carga horária, o que representa aumento salarial para os professores, bem como mudança de referência, que agora passa a vigorar a partir do momento que o professor dá entrada. São medidas do Governo em prol da valorização dos docentes e da melhoria da qualidade do ensino”, aponta a secretária. (Ordachson Gonçalves)


Comentários