Vereadora destaca campanha Novembro Azul em Feira de Santana

Novembro Azul - campanha de conscientização dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas - foi alvo de discurso da vice-líder do governo na Câmara, vereadora Gerusa Sampaio (PROS), na manhã desta terça-feira (5).
Gerusa  parabenizou seus pares, a  imprensa,  a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas,  e a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, pela adesão a campanha Novembro Azul, que no município está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde desde sexta-feira (1º) e seguem até o final deste mês com ações educativas, além de exames e  consultas com enfermeiros e médicos urologistas.Ela informou que a referida campanha surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
A atenção estará voltada, principalmente para a realização do exame de próstata para o público masculino feirense, com idade a partir dos 45 anos. Os homens devem procurar os serviços nos Programas de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas e também no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). No Ambulatório do HDPA estão sendo realizados exames exclusivamente para homens com idade a partir dos 50 anos.
A vereadora informou também que serão desenvolvidas ações  da campanha em locais estratégicos de Feira de Santana, inclusive  nas feiras livres do município (Centro de Abastecimento, Estação Nova e Tomba). Salientou ainda que haverá uma atividade denominada  Seminário Azul, que ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Na oportunidade, a vice-líder governista distribuiu camisas da campanha Novembro Azul para alguns homens que se fizeram presentes na sessão ordinária desta terça-feira.
Centro de Referência para Homens
A vereadora Gerusa Sampaio salientou que tem grandes chances de ser atendida pelo poder público municipal a indicação, de sua autoria, que solicita a implantação, em Feira de Santana, de um Centro de Referência para Saúde do Homem.

Comentários