Gerusa alerta sobre importância da vacinação contra o HPV

A vereadora Gerusa Sampaio (PROS) usou a tribuna da Câmara, na manhã desta quarta-feira (12), para falar sobre a relevância de campanhas que esclarecem fatos referentes à saúde da mulher, como a da vacinação contra o vírus do papiloma humano – HPV. “Campanhas como essa eu apoio. Essa doença tira a vida de muitas mulheres no Brasil”, lamenta a edil.


Há mais de 100 tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que começou a ser aplicada em todo o Brasil, desde segunda feira (10), protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.


A meta do Ministério da Saúde é que 14.881 adolescentes, de 11 a 13 anos, sejam vacinadas em Feira de Santana. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em
decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal.
Ascom/Câmara

Comentários