26 de Junho Dia Internacional de Combate as Drogas

Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela ONU em fevereiro de 1990, firmando de 1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas.
As drogas já se tornaram um mal social em todo mundo. No Brasil, os dados são particularmente alarmantes. De acordo com o mais recente estudo apresentado pela ONU, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.
A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.Mas, como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas. Este número por sua vez, aumenta porque aumenta o tráfico, o que significa que fortalece o argumento de alguns profissionais da psicanálise de que que as drogas não se combate como problema de polícia e esquecer as causas  que levam as pessoas a conssumí-las. Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em consequência aumentam as campanhas de conscientização no combate às drogas.
Em Feira de Santana, as Campanhas de conscientização e o combate ao uso de drogas têm sido uma constante , através de palestras e encontros com dependentes químicos, psicólogos, pessoas comprometidas nessa luta nos CRAS (Centros de Referência a Assistência Social) da cidade no sentido de conscientizar aos dependentes os riscos eminentes ao contato com a droga.
Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade.
A Fazenda Nova Esperança é um exemplo disso, acolhe jovens que desejam se libertar das drogas - Secretaria: Igreja Nossa Senhora dos Remédios - Centro Atendimento: das 08 às 12 - 14 às 17 horas. Feira de Santana - BA - Brasil, Telefone: (75) 3614-8997.

Comentários