Feira de Santana ganha mais um serviço de acolhimento e proteção para mulheres vítimas de violência.


Para garantir a integridade física e psicológica de mulheres vítimas de violência doméstica que estejam em estado de grave ameaça de morte ou sob risco de morte, sendo obrigadas a abandonar o próprio lar, o município de Feria de Santana passou a contar com um novo equipamento público, a Casa de Abrigo para Mulheres.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), através do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ). Assim, o nosso município passou a disponibilizar os Serviços mais essenciais para proteger as mulheres em situação de violência, a saber: Delegacia Especializada da Mulher – DEAM; Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público; Defensoria Pública; Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria e recentemente, a Casa Abrigo.
Segundo a Vereadora Gerusa Sampaio, em pronunciamento na Tribuna da Câmara, a Casa Abrigo visa atender mulheres e seus filhos que estejam em situação de risco ou grave ameaça de morte. As mulheres que se encontrarem com esse perfil, serão encaminhadas pela Rede de Atenção e Proteção à Mulher em situação de violência (DEAM, Vara especializada, CRAS, CREAS, outros), ao Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria, para que o mesmo possa avaliar o grau de vulnerabilidade e encaminhar para a Casa Brigo.
Gerusa disse ainda, que esta foi a forma encontrada pelo Município para garantir a integridade física e psicológica dessas mulheres e informa ainda que a Casa Abrigo foi instalada em local sigiloso e não poderá ser divulgado. _” O objetivo do Governo Municipal e Órgãos afins, não é apenas acolher essas mulheres, também é dar segurança no período de permanência que estima-se em três meses”, alertou a Vereadora.
Vale lembrar, que as mulheres em situação de violência podem procurar o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), localizado na rua Paris, 97 - bairro Stª Mônica, CEP – 44050 -130 ou pelo telefone (75) 3616-3433. O CRMQ atende atualmente aproximadamente 700 mulheres em situação de violência, contando com uma equipe multidisciplinar composta por Assistentes Sociais, Psicólogas, Advogada e pedagoga. O seu horário de funcionamento é de 08:00 às 17:00h ininterruptamente.
É importante mencionar, que a Vereadora Gerusa Sampaio é autora da Lei Nº 3.399 que prioriza a matrícula de crianças filhos de mulheres que sofrem violência doméstica. Através desta lei a mulher em situação de violência, passa a contar com mais um mecanismo para sair do ciclo de violência, pois com os filhos na creche ela poderá ser inserida no mercado de trabalho e consequentemente conquistar a sua autonomia.

Comentários