Sinaleira Inteligente vai dar fluidez à lentidão do Trânsito

A sinaleira Inteligente é uma experiência tecnológica inovadora no País, que será utilizada em Feira de Santana, nos principais cruzamentos e avenidas conhecidos pelo alto fluxo de veículos. A iniciativa do prefeito José Ronaldo de Carvalho, é dar maior celeridade no trânsito do município. Visto que, é o maior entroncamento Norte e Nordeste do País, o que contribui para o alto movimento de veículos nas principais avenidas que cruzam o anel de contorno da região. O sistema distribui, de uma forma inteligente os tempos dos semáforos, de acordo com as configurações de passagem dos veículos no conjunto de vias daquele cruzamento, nas 24 horas do dia.
Através das câmeras instaladas nas quatro aproximações do cruzamento é realizado o acompanhamento do volume de fluxo em cada uma dessas aproximações, sendo instaladas placas informativas para orientar os condutores e pedestres , quanto ao tempo de espera. A câmera faz a detecção dos automóveis e automaticamente informa ao controlador a necessidade, ou não, de estender o tempo de permanência do sinal verde, otimizando estes tempos em locais onde a demanda de fluxo é bastante variável. O objetivo é não ter verde ocioso.

A instalação destes novos equipamentos, faz parte do processo de gerenciamento da mobilidade urbana nas principais vias e eixos do município, por intermédio do controle de uma rede sistêmica, viabilizada pela SMTT E SMT, órgãos ligados ao desenvolvimento do trânsito, que  deverá monitorar todo o Sistema de Mobilidade e Funcionamento dos semáforos.
          

Comentários