Gerusa destaca Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher

Em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, a vereadora Gerusa Sampaio (PROS) destacou o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher - 25 de novembro -, instituído pala Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999. A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.

Em 25 de novembro de 1991 teve início a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs 16 Dias de Ativismo contra a Violência sobre as Mulheres. Em homenagem a data, a edil compareceu à sessão legislativa vestida com uma blusa laranja, cor que representa a luta feminina pela eliminação da violência.

“A cor laranja representa a conquista de nós mulheres, que somos resilientes e não nos intimidamos. O Brasil também abraçou esse dia. Em Barreiras, a Câmara Municipal realizou uma caminhada contra violência. As pessoas não morrem só assassinadas, morrem a cada dia quando perdem seus direitos”, disse Gerusa.

A vereadora destacou o trabalho realizado no município de Feira de Santana em defesa dos direitos da mulher. Entre as conquistas, ela citou a implantação da Casa abrigo, que recebe mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam em situação de risco em seus lares.  A vice-líder do governo ressaltou que, agora, esse público feminino pode contar com atendimento de uma equipe especializada composta de advogados, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.


“Feira de Santana já disponibiliza desse atendimento, parabenizo o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, pois com esse trabalho podemos abrir leques para encorajar as mulheres a denunciar. Vamos divulgar que a mulher merece amor”, pontuou. (Ascom Câmara)

Comentários