Casos de tuberculose diminuem em Feira de Santana

Uma sensibilização com distribuição de panfletos e abordagens no centro de Feira de Santana chamou a atenção de motoristas e transeuntes para o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, comemorado no dia 24 de março. As ações de mobilização prosseguem até sexta-feira, 28. Em Feira de Santana, o número de pessoas acometidas pela tuberculose caiu, comparando os dois últimos anos.

Enquanto em 2013 foram diagnosticadas 206 pessoas com a doença, no ano passado a Vigilância Epidemiológica registrou 184 novos casos. Destes, a incidência maior concentra-se em homens e mulheres na faixa etária de 35 a 49 anos, com 61 casos (35,2%). Outro dado que chama atenção é a redução no número de abandonos ao tratamento, que é disponibilizado gratuitamente pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que funciona no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda.

Conforme a técnica de referência Gilca Lessa, os resultados têm sido animadores. “Em 2013, das 193 pessoas que iniciaram o tratamento, 165 foram curadas e apenas cinco delas abandonaram, o que corresponde a 2,59%. Isso mostra que temos alcançado os indicadores pactuados pelo Ministério da Saúde que é de 85% de cura e de abandono menos que 5%”, afirma. O tratamento dura em média seis meses e não deve ser interrompido, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.

Segundo Gilca Lessa, para cada paciente com tuberculose e sem o tratamento adequado, 15 pessoas podem ser contaminadas num período de um ano. O diagnóstico da doença é feito através do teste rápido – implantado no município em dezembro de 2014 – e por meio da baciloscopia. Até o dia 23 de março deste ano, 32 pessoas foram diagnosticadas com a doença. (Secom)



Comentários