Vereadora sugere criação de Secretaria de Políticas Públicas para mulheres

Em discurso na tribuna da Casa Legislativa, a vereadora Gerusa Sampaio (PROS) informou que encaminhou uma indicação ao prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) para que este se digne a conceder junto às Secretarias de Planejamento e de Gestão e Convênios a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, com base nos artigos 35 e 39 da Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
A vereadora sugere que a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres seja um organismo institucional para articular no Governo do Município uma agenda permanente de políticas públicas para igualdade entre homens e mulheres, por meio do enfrentamento à violência e fortalecimento da autonomia econômica e políticas das mulheres.
“Hoje, Feira de Santana já conta com uma Casa Abrigo, que faz um excelente trabalho no acolhimento de mulheres vítimas de violência. Temos também o Centro de Referência da Mulher, que faz um trabalho em com psicólogos, assistentes sociais, advogados”, destacou.
Na oportunidade, a vereadora disse que a mulher que sofre violência doméstica e denuncia o seu agressor tem que ser respeitada e apoiada. Porque, segundo ela, infelizmente, muitas mulheres sentem vergonha ou têm medo de recorrer a uma delegacia para denunciar os abusos que sofrem.
De acordo com Gerusa, muitas vezes, há um receio de denunciar, porque a mulher agredida é quem tem que levar a intimação ao agressor.  A edil citou um caso de uma cidadã de Feira de Santana que está em “pânico”, por conta desse procedimento.
“Precisamos ter uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, para que nós possamos ter mais força nessa luta e garantir os direitos de nossas mulheres”, justificou.

Na sequência, Gerusa voltou a cobrar o funcionamento da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) aos finais de semana e também durante a Micareta de Feira de Santana. Ela argumentou que nos sábados, domingos e períodos festivos a mulher fica mais suscetível de ser agredida. (Ascom/Câmara)

Comentários