Dia mundial da Aids: confirmados 15 casos de sífilis e 3 de HIV






O Dia Mundial da Aids, ocorrido na terça-feira (1º), o programa que trata pacientes com essa doença registrou em testagens com 151 pessoas, 15 casos de sífilis e três de HIV. A ação do programa DST/AIDS foi realizada no Centro de Saúde Especializado (CSE). A supervisora do programa, enfermeira Caroline Oliveira, afirmou que os pacientes que tiveram a testagem positiva vão receber um acompanhamento.

“Eles já foram encaminhados para o nosso serviço de assistência especializada. Serão pacientes admitidos que farão todo o acompanhamento necessário e adequado para HIV ou para sífilis”, informou. De acordo com Caroline, as pessoas ainda tem muito receio em fazer o exame. Mesmo assim, ela afirma que durante as campanhas realizadas pelo CSE a procura tem sido boa.


Segundo Caroline Oliveira, atualmente, em Feira de Santana e municípios vizinhos, existe 1.822 pacientes diagnosticados. Desses, conforme informou, cerca de 1.400 fazem a terapia antirretroviral. “Infelizmente o HIV- Aids está crescente não só a nível nacional, como a nível mundial. Mas o que a gente pode perceber dos últimos anos é que nossos dados estão se estabilizando. Em 2013 foram 230 casos, em 2014 cerca de 240 e em 2015, até novembro, tivemos notificados 224 casos. Então estamos percebendo que não está havendo um crescimento desses dados”, afirmou.

Comentários