Lei exige selo de validade em purificadores de água



De autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM) foi aprovado, por unanimidade e em segunda discussão, o projeto de lei de nº 41/16 que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixar e manter selos constando validade dos filtros e garantia de manutenção nos purificadores de água. A matéria foi aprovada na Câmara Municipal de Feira de Santana. De acordo com a proposta, é obrigatória a fixação de selos constando validade dos filtros e garantias de manutenção nos aparelhos purificadores de água instalados em estabelecimentos não residenciais. 

Para a vereadora, o cuidado com a nossa saúde deve estar em primeiro lugar sempre. “Muitas vezes consumimos uma água sem saber a procedência, o que pode causar danos a nossa saúde. O recomendado é que o filtro seja trocado a cada seis meses, mas o que percebemos é que isto não acontece, e tomamos uma água sem qualidade e pesada. Com a exigência do selo de garantia nos purificadores de água em locais públicos, vamos poder verificar a validade", afirma. O selo de garantia de manutenção somente será fixado, mantido e alterado por representante autorizado ou empresa credenciada, contendo de forma legível e visível ao público o nome da empresa responsável pela fixação e manutenção com número de telefone e a data da próxima troca do filtro.


O descumprimento dos dispositivos desta lei implicará em sanções administrativas como advertência, multa de R$ 50,00 por purificador, sendo este valor corrigido pelo IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo). Em caso de reincidência, o valor da multa será majorado para R$ 300,00 corrigido pelo IPCA. Persistindo a infração, o purificador de água será apreendido.  Também será aplicada a multa na hipótese de atraso na manutenção prevista no selo de garantia.  Por fim, a matéria ressalta que o Poder Executivo fiscalizará a lei através da Secretaria Municipal de Saúde junto à Divisão de Vigilância Sanitária em até 120 dias após a sua publicação. (Câmara Municipal Fsa)

Comentários