Vereadora participa de sessão comemorativa à Feira de Santana



Com o sugestivo título “Olhares e leituras sobre Feira de Santana”, a palestra da professora Ana Maria Carvalho dos Santos na sessão comemorativa dos 183 anos da cidade, na tarde deste domingo (18), foi um mergulho na história. Da origem na feira do gado ao crescimento econômico e educacional, passando pela importância política, à mistura de quem nasceu feirense e quem se tornou filho da terra de Santana na formação da cultura local, nada escapou da pró-reitora de Políticas Afirmativas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Até as festas religiosas e as manifestações populares mereceram destaque.

Para a vereadora Gerusa Sampaio, a palestra foi de grande importância e destacou pontos relevantes da cultura e história da nossa cidade. "Hoje é um dia muito especial, e por isso faço questão de participar de eventos que valorizem a nossa cidade. Para mim é motivo de muito orgulho fazer parte da história dessa cidade que me acolheu com tano amor e carinho, ressaltou.

A palestrante falou sobre vários momentos da história de Feira de Santana, destacando o perfil de cidade comercial. Petrópolis Baiana, Celeiro do Progresso, Cidade do Movimento, Feira da Mandinga e Feira dos Encantados foram algumas denominações atribuídas à cidade ao longo do tempo, conforme citou. Personalidades feirenses e figuras folclóricas mereceram citação da professora, desde o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão, considerados os pioneiros no povoamento das terras feirenses.

Comentários