Outubro Rosa: Mulheres são aconselhadas a fazer o autoexame



A programação do movimento Outubro Rosa chegou ao bairro Mangabeira na tarde de sexta-feira, 14. Palestras sobre a prevenção do câncer de mama foram ministradas para mulheres assistidas pelas Unidades Básicas de Saúde Mangabeira I e IV.

O professor e enfermeiro Carlos Estrela abordou sobre a descoberta precoce da doença e os aspectos que podem influenciar o seu surgimento – o câncer se desenvolve de modo silencioso e vagarosamente. “Por isso é necessário a realização tanto do autoexame quanto os exames de rotina”, afirma.  De acordo com o enfermeiro, o estilo de vida da pessoa também pode influenciar no surgimento da doença. Ele aconselha que os exames de rotina devem ser feitos com maior frequência, sobretudo em mulheres com histórico familiar. 


Durante o encontro, a enfermeira Marinês Cunha que já teve câncer de mama contou como superou a doença, cuja descoberta foi no autoexame. “Fiquem alerta para a questão da hereditariedade e hábitos que podem influenciar, como a má alimentação e o sedentarismo, e não deixem de realizar o autoexame - é recomendado que seja feito mensalmente num período de cinco dias após a ocorrência da menstruação”, aconselhou. Durante o encontro também foram ofertadas oficinas de beleza, com tratamento de cabelo, unhas e pele, e aula de educação física. (PMFS)

Comentários