Quase 5 milhões de
atendimentos. Esse é o saldo de 10 anos de funcionamento da Central de
Atendimento à Mulher-Ligue 180, disque-denúncia para casos de violência de
gênero do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
São 250 atendentes (todas
mulheres) que se revezam para atender ligações 24 horas por dia. O serviço está
disponível em todos os Estados. Elas dão orientações, esclarecem dúvidas e
podem registrar denúncias de agressões, tudo de forma sigilosa e segura.
Desde 2006, foram realizados
4.708.978 atendimentos. Desses, 552.748 foram relatos de violência contra a
mulher, com destaque para os de violência física (56,72%) e psicológica
(27,74%).
Entre 2006 e 2015, a Central
consolidou-se como canal de informações sobre legislações e direitos,
violências e crimes e serviços especializados no atendimento de mulheres em
situação de violência. Ao longo de 10 anos, foram prestadas 1.661.696 de
informações pelo Ligue 180 e 824.498 encaminhamentos a serviços da Rede de
Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Em 2015, do total de
atendimentos, 63.090 foram relatos de violência, dos quais 58,55% foram
cometidos contra mulheres negras. Na avaliação dos técnicos da Central, esses
dados demonstram a importância da inclusão de indicadores de raça e gênero nos
registros administrativos referentes à violência contra as mulheres. (Secretaria de Políticas para as
Mulheres)
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