Com o Programa Associados de Geração de Renda (Pager), homens e mulheres de várias idades ganharam a oportunidade de aprender uma atividade para a geração de emprego e renda. Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), são oferecidos gratuitamente seis diferentes cursos profissionalizantes na Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos.
A “tricôterapia” é uma das atividades ensinadas para alunas que não sabiam nem pegar numa agulha e outras que já treinavam desde muito cedo, como a professora de química, Socorro Peixoto. Ela conta que, quando criança, brincava com os aros das bicicletas e linhas da mãe. “Com o curso, eu busco melhorar o que aprendi e também utilizar o tricô como uma verdadeira terapia”, explica.
A professora aposentada Maria Helena Leite conta que além de desenvolver uma nova fonte de renda, conquistou melhor qualidade de vida confeccionando peças de tricô. “O tricô me traz uma paz inexplicável, não dá nem tempo de ter pensamentos negativos. Isso aqui rouba o tempo da gente de uma maneira positiva, ocupando completamente a mente”, completa.
São oferecidos também os cursos de decopagem, pintura em tecidos, corte e escova, corte e costura e macramê. As inscrições para participar dos cursos são feitas semestralmente pelo Departamento do Trabalho da Sedeso. Segundo o pastor Ronaldo Medeiros, os cursos atendem moradores de bairros localizados próximos à Igreja e de outros mais distantes como Queimadinha e Conceição.
“A maioria dos alunos dos cursos é composta por mulheres. Hoje estou fazendo o curso de tricô para tentar quebrar esse bloqueio que é recorrente entre alguns homens que se inscrevem, fazem a primeira aula e depois abandonam o curso. O curso é livre para todos, homens e mulheres”, acrescenta.
Secom
Comentários
Postar um comentário