Centenas de idosos atendidos no Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira estão comemorando o Dia do Idoso, nesta segunda-feira (1º), com uma série de atividades na Fundação Senhor dos Passos. A programação faz parte da 10ª edição da Semana do Idoso, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), através do Centro de Convivência.
Ao pronunciar-se sobre a data, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cacilda Miranda, questionou os idosos sobre o que comemorar na data. A categoria, por sua vez, afirmou que existem motivos para celebrar, a exemplo dos avanços na saúde, educação e lazer.
“Corremos atrás de várias melhorias e agora estamos aqui celebrando esses avanços e a vida. Portanto, agradecemos pela força dos coordenadores, secretários e a todo o pessoal dos Creas e Cras”, disse Cacilda, acrescenta que “idoso gosta do presente, de estar participando e ser ouvido”.
A coordenadora do centro, Aísile Andrade, ressaltou que a proposta do evento é conscientizar a população de que os idosos são partes importantes da sociedade. Além disso, ela destacou que os idosos demandam cuidados especiais e vários serviços, como cultura, esporte, transporte e lazer.
O secretário da Sedeso, Ronaldo Barbagelata, por sua vez, ressaltou a importância do valor que deve ser atribuído à terceira idade. “Não devemos ter piedade, mas sim reconhecer o valor do idoso. Na sociedade que vivemos hoje, chegar à terceira idade é um fato heróico”, considera.
Com uma programação variada, o encontro este ano tem como tema “Cidadão idoso: ator da própria história”. As atividades foram abertas às 8 horas com momento de louvor seguido de palestra, ministrada por Joval Lacerda, sobre a temática do evento.
À tarde, a partir das 14h, serão realizadas oficinas sobre saúde, beleza, arte e cultura. Em seguida haverá uma mostra cultural com os alunos de street dance e ballet do Centro de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Junior e de grupos de terceira idade.
A Semana do Idoso será encerrada nesta terça-feira (2) com uma tarde dançante, a partir das 14h. A abertura do evento também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas, Lourdes Santana, e de outras autoridades.
Comentários
Postar um comentário