Psicólogos e Assistentes Sociais nas escolas da rede pública é lei

PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS JUNTOS NA ESCOLA PÚBLICA – A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS) APROVOU UM PROJETO DE LEI DA CÂMARA (PLC 60/07) QUE COLOCA À DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA OS SERVIÇOS DE PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS.

A equipe multiprofissional será vinculada à escola e, se necessário, contará com a participação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta vai agora a Plenário, com solicitação de urgência, apresentada pelo senador Flávio Arns (PT-PR), relator da matéria.


Pelo texto do relator, os serviços deverão ser prestados nas redes públicas de educação básica, de acordo com as necessidades e prioridades definidas na política de educação. Caberá a equipes multiprofissionais desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, o que deverá ser feito com a participação da comunidade escolar. Esses profissionais deverão também servir de mediadores nas relações sociais e institucionais.

Para realizar o seu trabalho, psicólogos e assistentes sociais terão de levar em conta o projeto político-pedagógico das instituições e dos estabelecimentos públicos de ensino. A equipe deverá levar em conta também as necessidades específicas de desenvolvimento do educando. A proposta prevê ainda o prazo de um ano para que os sistemas de ensino façam as devidas adaptações.

Fonte: Agência Senado


Comentários